RESENHA: Uma História de Verão | Pam Gonçalves
- Marco Túlio G. Evaristo
- 18 de ago. de 2018
- 3 min de leitura

Gênero: Romance, YA
Editora: Galera Record
Ano de Publicação (BR): 2017
Número de Páginas: 304
ISBN-13: 9781934904541
Sinopse:
É o último verão de Analu perto de casa antes da faculdade. Entre a dificuldade de se entender com seus pais, que queriam que ela cursasse Direito e não Cinema, e as persistentes comparações com seu irmão gêmeo, André Luiz, o grande exemplo de filho que faz tudo para agradar, a garota está cansada de tanta hipocrisia e da cobrança de todos e só quer aproveitar suas férias com os amigos.
O lugar é lindo, o clima está ideal e não faltam lembranças em cada cantinho da praia. Pena que nem todas são boas: a primeira decepção amorosa e grande paixão de Ana Luísa, Murilo, está de volta com o sorriso cafajeste de sempre e novas promessas.
De um lado, o futuro em uma nova e incrível cidade, São Paulo; do outro, os amigos, a família e um amor traiçoeiro que ao mesmo tempo machuca e envolve.
Gostaria de começar essa resenha falando o quão incrível e detonador esse livro é. Pam Gonçalves tem uma escrita que toca em sua ferida sem piedade. Apesar de os personagens serem muito bem planejados, esse não é o ponto principal que me chamou à atenção. Os conflitos familiares vividos pela personagem principal são muito comoventes e, quando me colocava no lugar da Analu, sentia um aperto inexplicável dentro de mim.
Outra coisa que me chamou bastante à atenção foi o fato de que os amigos de Analu sempre estão ali para ajuda-la. Isso criou um vinculo inseparável entre eles e muito agradável de se ler.
Quando peguei no livro, a primeira coisa que disse foi "Deve ser incrível... Mas parece que vai ter algum clichê" (eu e minha mania de julgar livros pela capa). Mas, na verdade, quado engatei no livro, vi que não tinha tantos clichês como imaginei. Conheci esse livro atravéz do canal do YouTube da autora e fui saber mais de quais livros ela gostava e tal para ver se acharia alguma "semelhança" entre as histórias, ou se ela colocaria um pouco de si mesma na história e sim. Isso aconteceu e me pegou de maneira absurda.
Alguns autores colocam a vida dele em livros como personalidades de certo personagem ou costumes, mas fica bem artificial. Nesse livro não. A Pam deu pequenas pinceladas sobre a vida dela que ficaram quase imperceptíveis, mas deu um ar familiar a história.
Mas, uma coisa que me incomodou bastante foi o triângulo amorosos! Quando digo "bastante" é por que foi muito mesmo!
Analu, devido a confusões com o ex-namorado dela ela acha que tem que ser forte e se empodera (concordo plenamente)! Mas isso foi por água abaixo quando ela encontrou o ex dela e se trancou em uma sala e começou a chorar. "Querida, você não ia se empoderar?!"
Mas tudo piora quando ela conhece outro cara (bem melhor que o outro em minha opinião) e ela não quer ficar com ele por que ela está apaixonada pelo ex. "GAROTA, OLHA PARA FRENTE E SEGUE!". Aí a roda gigante não desce nem sobe. Ela fica parada até alguém resolver fazer algo.
No mais, foi isso que me incomodou bastante, mas não poderia deixar de ressaltar que a experiência de lê-lo foi incrível. No começo do livro, demorei bastante para começar a ler de fato e entrar na leitura. Mas, após isso, peguei o ritmo da escrita da autora e flui como um barco velejando em alto mar, sem pressa para chegar ao seu destino. Querendo apenas aproveitar a viagem!
Recomendo a todos que gostam de romance, Young Adult contemporâneo e um verdadeiro "Casos de Família"!
Se você gostou da nossa resenha, não se esqueça de compartilhar com os amigos e leitores que você conhece!
<3 Uma ótima leitura para vocês <3
Comments