RESENHA: Todos Os Pássaros no Céu | Chalie Jane Anders
- Marco Túlio G. Evaristo
- 25 de jun. de 2018
- 3 min de leitura

Título Original (E.U.A.): All The Birds in The Sky
Gênero: Fantasia, Ficção
Editora: Morro Branco
Ano de Publicação (BR): 2017
Número de Páginas: 480
Minha Nota: 4,5 de 5
ISBN-13: 9788592795214
Sinopse:
Desde pequenos, Patrícia e Laurence tinham formas diferentes – e às vezes opostas – de enxergar o mundo. Patrícia podia falar com animais e se transformar em pássaros. Laurence construía supercomputadores e máquinas do tempo de dois segundos. Enquanto tentavam sobreviver ao pesadelo interminável da escola, seu isolamento se transformou em uma amizade cautelosa. Até que circunstâncias misteriosas os separam para sempre. Ou assim eles pensavam.
Dez anos depois, ambos se reencontram em São Francisco. O mundo está prestes a implodir. Patrícia é formada em uma secreta escola de magia, e Laurence é um cientista tentando salvar a humanidade. A medida que os dois se reconectam, se veem levados a lados opostos em uma guerra entre ciência e magia. E o destino do mundo depende dos dois. Provavelmente.
Uma profunda, mágica e divertida análise sobre a vida, o amor e o apocalipse.
Uma mistura sensacional de fantasia com ficção científica! Eu adorei esse livro e, com bastante certeza, será um dos favoritos do ano!

Bom, vou começar essa resenha elogiando a autora por saber escrever de forma suave, concisa e ter uma técnica genial que faz você avançar no livro sem perceber o tempo passar! Além também de ter a capacidade de desenvolver todos os personagens da história.
Falando em personagens, a Patrícia foi a minha preferida! Ela tem uma personalidade forte mais, ao mesmo tempo, tem um cuidado com todas as coisas. Ela é muito cautelosa e, desde criança, é muito esperta também. Falo isso porque existem personagens que são muito desengonçados, mal desenvolvidos e chegam até ser um pouco "retardados" demais.
Já o Laurence tem uma incrível habilidade com a ciência e, em certos pontos, você vai precisar da sua imaginação misturada com a ciência, pois uma criança de nove anos (pelo menos na minha realidade) é quase incapaz de criar uma máquina que avança no tempo dois segundo. . Apesar disso, ele também tem suas características fortes e personalidade própria. É um tipo de garoto que você não vê em quase nenhum lugar. Ele é único!
Os outros personagens são muitos bem desenvolvidos, como já disse. Certos momentos isso atrapalha na história, pois o foco está na profecia que Patrícia terá que cumprir e esses personagens secundários tiram um pouco o foco disso. Mas são raras as vezes.
“Crianças são adultos que ainda não aprenderam a transformar o medo em fantoche.”
Mudando de assunto, o mais legal do livro é a história ser dividida em partes, que contam cada fase da vida dos personagens, desde de que a Patrícia descobre ser uma espécie de bruxa (aos seis anos de idade) e desde de que Laurence conheceu a garota.
Isso causou um efeito chamado "Linha do Tempo" na cabeça do leitor, onde ele pode visualizar melhor o passado de cada personagem, como foi que tudo começou e até entender melhor o que se passou para compreender o que irá vir como proposta da autora para o final do livro.
Gostaria também de parabenizar a Editora Morro Branco pelo ótimo trabalho feito, tanto gráfico quanto de escolha para publicação.
O livro, além de ser muito bem recebido externamente, foi acolhido no Brasil com vários elogios dos leitores.
“Está ai a raiz de todo o mal: não fingir como todo mundo faz. Porque todos nós, malucos de uma figa, não conseguimos aguentar quando outra pessoa revela nossa loucura. É como se tivesse formiga embaixo da pele. Temos que destruir você. Não é nada pessoal.”
*Gostaria de pedir desculpas pelo tamanho da resenha, mas estou em época de final de semestre e vocês sabem como é. Conto com sua compreensão.
Sobre a autora:

Charlie Jane Anders é uma escritora e comentarista. Ela tem escrito diversos romances e é o publisher da "revista de cultura pop e a nova política para desterrados".
Seu romance de 2016, "Todos os Pássaros no Céu", foi listado o número 5 na revista Time's "Top 10 novels" de 2016.
Ganhou o Prêmio Nebula 2017 de Melhor Romance, o Prêmio 2017 do Parana, e o 2017 Locus Award para melhor romance de fantasia. Também foi finalista de 2017 Hugo Award de Melhor Romance.
Se você gostou da nossa resenha, não se esqueça de compartilhar com os amigos e leitores que você conhece!
Komentáře