RESENHA: Quinze Dias | Vitor Martins
- Marco Túlio G. Evaristo
- 1 de set. de 2018
- 3 min de leitura

Gênero: Romance, YA
Editora: Globo Alt
Ano de Publicação (BR): 2017
Número de Páginas: 208
Minha Nota: 5/5 <3
ISBN-13: 9788525063151
Sinopse:
Felipe está esperando por esse momento desde que as aulas começaram: o início das férias de julho. Finalmente ele vai poder passar alguns dias longe da escola e dos colegas que o maltratam. Os planos envolvem se afundar nos episódios atrasados de suas séries favoritas, colocar a leitura em dia e aprender com tutoriais no YouTube coisas novas que ele nunca vai colocar em prática. Mas as coisas fogem um pouco do controle quando a mãe de Felipe informa que concordou em hospedar Caio, o vizinho do 57, por longos quinze dias, enquanto os pais dele estão viajando. Felipe entra em desespero porque a) Caio foi sua primeira paixãozinha na infância (e existe uma grande possibilidade dessa paixão não ter passado até hoje) e b) Felipe coleciona uma lista infinita de inseguranças e não tem a menor ideia de como interagir com o vizinho. Os dias que prometiam paz, tranquilidade e maratonas épicas de Netflix acabam trazendo um turbilhão de sentimentos, que obrigarão Felipe a mergulhar em todas as questões mal resolvidas que ele tem consigo mesmo.
Eu preciso dizer a vocês que, quando terminei esse livro, não conseguia pensar em outra coisa a não ser o quanto ele representa para muitas pessoas as dificuldades que elas enfrentam todos os dias. De uma forma dinâmica e bastante engraçada, Vitor Martins consegue trazer para perto de nós personagens incríeis que me cativaram ao máximo.
O livro é dividido em dias e, em cada um desses dias, o autor vai nos apresentar personagens diferentes e que serão muito importantes para a história e para a construção da personalidade de Felipe.
Esse livro talvez possa ser considerado o mais engraçado que já li em toda a minha vida. A melhor personagem (na minha opinião) é a Dona Rita, mãe do Felipe e a responsável por quase todas as piadas do livro. É aquela mãe que entende o filho, que é responsável, que luta pela família, mas que não deixa o humor e o auto-astral de lado.
O bom do livro é que, ao contrário da maioria das pessoas, alguns personagens enxergam o lado bom das coisas, mesmo quando estão definitivamente no fundo do poço. Isso trás animo para nossa vida e acaba criando um vínculo entre os personagens, a trama e os leitores (o que, por sinal, é muito importante).
Esse livro trás alguns ganchos para o início de um debate que é pouco discutido no nosso país. Um deles é o preconceito de todas as formas. Felipe é um personagem fora dos "padrões" inventados pela sociedade e ele sofre muito com isso tanto na escola quanto na rua. As pessoas olham torto e fazem piadinhas. O mais interessante é que temos personagens de todos os tipos. A Beca, por exemplo, é negra, gorda e sofre preconceito por isso.
Temos que entender que não precisamos mudar nosso estilo, nosso jeito de viver, nossos costumes e muito menos a nossa aparência para "fazer parte" da sociedade. Você é parte dessa sociedade e ninguém pode tirar isso de você.
Para quem não sabe, o Vitor Martins tem um canal no YouTube a muito tempo, e lá ele fala sobre literatura, cinema e assuntos em geral. Mas onde quero chegar com isso? As vezes eu enxergava o autor dentro do livro, pois ele colocava fatos que, de alguma forma, me faziam lembrar de algum vídeo que vi. Isso também criou uma forte ligação entre os personagens em geral e nós.
Enfim, gostei bastante do livro, favorite e, com certeza, vou ler o "Um Milhão de Finais Felizes" (segundo livro do autor) e volto aqui para comentar!
Se você gostou da nossa resenha, não se esqueça de compartilhar com os amigos e leitores que você conhece!
< Uma ótima leitura para vocês >
Comments