RESENHA: Pequenos Incêndios Por Toda Parte | Celeste NG
- Marco Túlio G. Evaristo
- 8 de jul. de 2018
- 3 min de leitura

Título Original: Little Fires Everywhere
Gênero: Young Adult, New Adult
Editora: Intrínseca
Ano de Publicação (BR): 2018
Número de Páginas: 412
Minha Nota: 4 de 5
ISBN-13: 9788551003121
Sinopse:
Um encontro entre duas famílias completamente diferentes vai afetar a vida de todos. Em Shaker Heights tudo é planejado: da localização das escolas à cor usada na pintura das casas. E ninguém se identifica mais com esse espírito organizado do que Elena Richardson. Mia Warren, uma artista solteira e enigmática, chega nessa bolha idílica com a filha adolescente e aluga uma casa que pertence aos Richardson. Em pouco tempo, as duas se tornam mais do que meras inquilinas: todos os quatro filhos da família Richardson se encantam com as novas moradoras de Shaker. Porém, Mia carrega um passado misterioso e um desprezo pelo status quo que ameaça desestruturar uma comunidade tão cuidadosamente ordenada.
Já começo dizendo: "OH MEU DEUS!". Esse livro foi um tapa na minha cara (e acredito que na cara de muitos que também já leram!). Celeste Ng me trouxe uma nova narrativa. Ela consegue criar conflitos familiares, psicológicos e de identidade que te deixam devastado, no chão.
Sobre a história e a trama em geral, a autora se saiu muito bem no quesito construção de clímax entre as famílias e desenvolvimento dos personagens tanto principais quanto secundários. São os dois pontos em que ela não erra na dose. Sabemos que existem livros em que o foco ou é apenas os personagens ou é a trama em si. Mas em "Pequenos incêndios por toda parte" isso não acontece. Ela consegue focar sutilmente em todos os personagens e colocar mais lenha na fogueira da confusão.
A personagem principal, Mia Warren, além de esconder seu passado de todos traz também uma evolução psicológica junto a si. A autora explica certas vezes por que determinado assunto está acontecendo (mas sem alternar capítulos entre passado e presente, etc.), ou seja, ela dá bastante explicação do que aconteceu com a personagem principal e o que ela fez no passado. Isso nos dá a chance de perceber sua evolução mental e a maturidade que ela desenvolveu criando sozinha a filha e por vários lugares diferentes.
Já a filha da nossa personagem principal, Pearl, sofre com a ausência de sua mãe que trabalha em projetos o dia inteiro e, rapidamente, ela encontra o seu lugar: junto aos Richardson. É aí que as duas famílias vão se entrelaçar e criar laços de amizade. Mas, por traz de tudo exitem vários segredos e Elena Richardson, a dona do imóvel alugado pelas Warren, vai tentar segurar as rédeas dessa personagem porque ela está entrando demais dentro da família (segundo a Elena).

Bom, todos os pontos positivos são esses. Mas a autora deixou escapar de seu controle certas coisas que ainda não mencionei, por exemplo: ela faz MUITAS curvas na história (ás vezes até tirando o foco principal). Ela se importou tanto em evoluir os personagens dentro de poucas páginas e acabou encontrando um meio fácil de fazer isso (trazendo o passado deles) mas que prejudicou a história em si, ou seja, fez ela ficar um pouco cansativa.
Isso fez com que minha leitura não rendesse. Os capítulos são longos por causa dessas voltas e curvas que a autora faz. Algumas delas, se tiradas da história, nem vão fazer diferença no enredo principal.
A escrita da Celeste é muito detalhista, ou seja, os parágrafos são longos, capítulos longos, vários lugares, entre outros. Isso fez com que meu engajamento com a escrita dela demorasse um pouco mais do que eu esperava para acontecer.
DICA: Não fique muito tempo sem ler o livro, ou seja, não pare de ler o livro e volte um mês depois, pois você precisará de todos os detalhes dados pela autora desde o início para entender o final. Além disso, como disse, a escrita dela é detalhista e você vai demorar para se acostumar e, se você parar por muito tempo, isso poderá deixar sua leitura mais cansativa ;)
Sobre a autora:

Celeste Ng nasceu nos Estados Unidos e já morou em Shaker Heights. Formou-se em Harvard e fez mestrado em belas-artes na Universidade de Michian, onde ganhou o Hopwood Award. Seu romance de estreia, Tudo o que nuca contei, ganhou o Massachusetts Book Award, o Asian/Pacific American Award for Literature e o ALA's Alex Awards.
Celeste mora em Cambridge, no estado de Massachusetts, com o marido e o filho.
Se você gostou da nossa resenha, não se esqueça de compartilhar com os amigos e leitores que você conhece!
Comments