RESENHA: Na Minha Onda | Laura Conrado
- Marco Túlio G. Evaristo
- 24 de abr. de 2018
- 3 min de leitura

Gênero: Young Adult, Romance
Autor(a): Laura Conrado
Editora: Globo Alt
Ano de Publicação: 2017
Número de Páginas: 288
Minha Nota: 4/5
ISBN: 9788525062369
Sinopse:
Vitória é uma cantora talentosa que esteve no topo do sucesso há cinco anos. Mas agora ela está arrasada: ficou desempregada, voltou a morar com os pais e ainda tem que aceitar o triunfo de Carol Laine, sua amiga de infância e antiga companheira musical, que seguiu em carreira solo e está se tornando uma das mais comentadas artistas da Bahia.

Eu, simplesmente, gostaria de viajar o Brasil inteiro com Vitória! Essa personagem principal nos passa uma impressão fantástica e uma mensagem muito importante: viva a vida e não pense nos fracassos!
Eu adorei esse livro. Ele tem muitos pontos fortes, mas alguns pontos fracos também. Vamos discutir isso agora e aqui! Ah, e, antes que eu me esqueça, já aproveita que tem os links para vocês comprarem ali em cima e adquiram logo esse livro PELO AMOR DE DEUS!
Bom, como disse, esse livro tem pontos muito fortes e o principal dele são os personagens principais. Temos personagens de todo o tipo. Adultos, empolgados, crianças que querem ver Peppa Pig o tempo inteiro, fracassados, ricos, enfim, vários tipos de personagens e isso nos leva ao segundo ponto, mas antes queria falar o quanto eu amei a Vitória e a Carol Laine. As duas são um complemento de uma amizade de infância e, a todo momento, me deu vontade de ir para a Bahia junto a elas!
A cultura é outro ponto principal do livro. Como ele tem muitos personagens (e muito bem desenvolvidos), a cultura baiana é representada de várias formas, como o jeito de ser, o sotaque presente, o carnaval, as músicas, entre outras diversas coisas.

O humor também é muito presente no livro. Teve momentos que ri tanto que cheguei a passar mal! De verdade! O "entusiasmo" da mãe de Vitória, a raiva de sua irmã, suas apresentações e um web-jornal de fofocas vão te fazer dar gargalhadas altas, então, já deixo o conselho: nada de ler altas horas da noite!
Outro ponto muito interessante no livro é o mistério! Sim, esse livro tem uma pitada de mistério! Alguém que assina por EGO persegue Carol Laine e Vitória, além de fazer coisas surpreendentes para prejudicar as duas na carreira de "As Elétricas". É uma temporada de PLL (Pretty Little Liars <3) com um toque de pimenta baiana e bem brasileiro.
Mas............... Nem tudo são flores, não é mesmo?! O livro é um pouco previsível demais, além de ter um romance que, em certas partes do livro, toma muito o tempo e se coloca em primeiro plano. Tenha isso em mente quando for ler ;)
Sobre ele ser um pouco previsível, tudo o que fazemos gera consequências e com nossa personagem principal não é diferente. Ela toma atitudes que, mais tarde, vamos ver o resultado. Esse resultado é o que queremos e estamos ansiosos para ver, então, automaticamente, já geramos um pensamento sobre aquilo e algumas hipóteses sobre as próximas páginas. Quando chegamos na descomplicação..... BINGO! Era aquilo que estávamos pensando.

O Romance do livro, no início não é tão bem definido, mas isso toma um rumo diferente e trás uma reviravolta no plano principal da história (que agora passa a ser o romance). As vezes fica um pouco forçado demais e você acaba engolindo aquilo com muito esforço. Mas, também tem vezes que o romance não desce de jeito ou maneira!
Isso torna a história um pouco cansativa as vezes e foi esse o motivo da minha nota. Apesar de ter seus pontos fortes, temos também os pontos muito frágeis que devem ser discutidos com delicadeza.
Não preciso nem falar sobre a edição maravilhosa nessa resenha, não é mesmo?! Todas as cores chamam muita atenção e tem tudo a ver com o livro. Parabéns editora Globo Alt pelo incrível trabalho gráfico!
Sobre a Autora:

Laura Conrado é ganhadora do Prêmio Jovem Brasileiro como destaque na Literatura em 2012. É autora do livro Freud, Me Tira Dessa! (Novo Século, 2012), considerado o melhor chick-lit nacional de 2012 pela votação popular do Destaques Literários, do sucesso teen Só Gosto De Cara Errado (Novo Século, 2013), e de Freud, Me Segura Nessa! (Novo Século, 2014). Assinou a releitura de Sonho de Uma Noite de Verão na antologia Shakespeare e Elas (Autêntica, 2014). Em 2015, publicou Quando Saturno voltar pela Globo Alt, selo jovem da Globo Livros, e em 2017, Na Minha Onda, pela mesma editora.
A maneira divertida com a qual consegue abordar temas profundos tem rendido a ela leitores em todo país. Presença constante em eventos literários e escolas, seu trabalho já foi noticiado em importantes meios de comunicação.
Nasceu em 26 de agosto de 1984, em Belo Horizonte, Minas Gerais. É jornalista, pós-graduada em Educação, Criatividade e Tecnologia.
Se você gostou da nossa resenha, não se esqueça de compartilhar com os amigos e leitores que você conhece!
<3 Uma ótima leitura para vocês <3

Comments