top of page

RESENHA: Mensageira da Sorte | Fernanda Nia


Gênero: Y.A., Romance, Política

Editora: Plataforma 21

Ano de Publicação: 2018

Número de Páginas: 424

Minha Nota: 4.5 de 5 <3

ISBN-13: 9788592783822

Comprar: Saraiva | Amazon

Sinopse:

A SORTE É IMPREVISÍVEL. Em pleno Carnaval carioca, durante uma confusão em um protesto contra a AlCorp – uma corporação que controla o preço dos alimentos e medicamentos no país – Cassandra Lira, ou Sam, passa a ser uma mensageira temporária no Departamento de Correção de Sorte (DCS), uma organização extranatural secreta incumbida de nivelar o azar na vida das pessoas. Para manter esse equilíbrio, os mensageiros devem distribuir presságios de sorte ou azar para alguns escolhidos. O primeiro "cliente" de Sam é justamente o seu vizinho e colega de classe, Leandro. O garoto é um Youtuber em ascensão e a ajuda dela, na forma de uma mensagem sobre nada menos que paçocas, impulsiona Leandro a fazer um vídeo que o levará para o auge da fama. O que Sam não sabe é que o rapaz também é um ávido participante dos protestos contra os abusos da AlCorp, comprometido a expô-los em seu canal, independentemente dos riscos que possa correr, e a garota se vê obrigada a usar a sorte do DCS para protegê-lo. Mesmo que não entenda por que foi escolhida para trabalhar para o Destino, logo ela se vê no meio de uma rede de intriga, corrupção e poder. Ainda lidando com a culpa pela morte do próprio pai e com seus sentimentos por Leandro, Sam embarcará na jornada de desmascarar a quadrilha que está deteriorando o sistema da Justiça, tanto a natural quanto a extranatural, e fazer com que a balança do Destino se equilibre outra vez.

 

Já quero começar a resenha destacando que não é a toa que o livro conquistou o primeiro lugar no Book's Award 2018 como "Melhor Plot/Enredo"! Sério! Esse livro, depois da metade, foi tapa atrás de tapa na minha cara!


Lendo esse livro eu percebi que a Fernanda Nia (autora) tem, além de um incrível senso de humor, uma criatividade sem limites! É muito bom ver a primeira autora nacional da Plataforma 21 se destacando entre autores como Stephen King e Celest Ng (outros indicados na categoria).



Bom...


Começando definitivamente a resenha, eu gostaria de elogia a escrita da autora que flui muito rapidamente. Além de ser um pouco poética, o que dá a história um ar de aconchego, a escrita traz uma nova originalidade, ou, melhor dizendo, uma forma própria. Várias escritas se destacam das demais, pois trazem algo de novo para os leitores, como é o caso de Mensageira da sorte. Várias pessoas falam que o livro tem suas pares bem "água-com-açúcar" de romance, mas a forma como a Fernanda desenvolve tudo isso para não parecer mais um Nicholas Sparks e dar um ar de "lar" à história é muito impressionante.


Toda a dinâmica da história gira em torno de três coisa: O DCS (Departamento de Correção de Sorte), o nosso mais novo e amado casal da literatura Y.A. (Sam e Leandro) e, claro, a corrupção de uma empresa multi-bilionária (AlCorp). A maneira como a autora começa o livro parece ser um pouco confusa, pois o primeiro capítulo já tem tiro, protesto, DCS, malucos de capa preta e, claro, porteiros atrasados. A história segue assim até a metade. Depois de sermos bem introduzidos na história, a autora começa a entrelaçar todas as coisa, fazendo uma espécie de ligamento entre os assuntos abordados. E é aí que a coisa toda começa a ficar muito mais séria e as reviravoltas começam a aparecer.


Os plots do livro são MUITO bem elaborados. Como acabei de dizer, a autora entrelaça tudo de maneira dinâmica e você fica pensando em como você não notou isso ou aquilo. O Leandro é um personagem muito importante para a maioria das reviravoltas da história. FICA A DICA: preste bastante atenção nele!



Sobre os personagens, eles são muito bem desenvolvidos durante a história. Nós começamos e somos apresentados à personagens muito superficiais que vão se aprofundando e amadurecendo durante a história. Eles também trazem consigo um humor constante e muito..... contagiante! Eu queria re-ler esse livro apenas por conta de alguns personagens que sempre ficarão no meu coração.


Eu não podia deixar de citar nessa resenha os elementos nacionais do nosso país! Eles são poucos, mas dão cenário a várias confusões e reviravoltas! VÁRIAS! Sabe quando aquele filme que você gosta muito cita algo do seu país, algum lugar, comida típicas e coisas do tipo?! Pois é! Eu me senti totalmente assim quando o Cristo Redentor, o Palácio Real, entre várias outras coisas foram mencionadas no livro. Isso nos dá um ar de patriotismo, de amor ao nosso país (eu realmente entendo a opinião contrária, mas falta amor por nossa terra, não é gente?!)


Enfim...


Chegamos ao final do livro. O ponto onde todas as revelações foram feitas. O ponto onde tudo se fecha para o começo de uma grande nova história. O ponto pertencente ao destino. Gente, eu juro que eu quase morri com o final desse livro! Eu já estava estatelado quase morto, quando um soco acertou bem no meio do meu estômago! Aí! Dói só de lembrar!


Eu adorei o final do livro. Foi um dos motivos, acredito eu, de esse livro estar na lista de melhores do ano de MUITAS pessoas! Tudo funcionava com uma orquestra e quando a ultima noa foi tocada..... CHEGA MANTEIGA DERRETE!



Eu gostaria de parabenizar a autora pelo seu incrível poder de escrita, pela sua maravilhosa criatividade e pela sua dinâmica e senso de humor!


Parabéns Fernanda Nia!

 

Sobre a autora:

Fernanda Nia é uma publicitária e ilustradora carioca aficionada desde cedo por livros e histórias em quadrinhos. Começou seu trabalho autoral em 2011, ao criar o site "Como eu Realmente", que, em 2014, originou uma série de livros publicados pela editora Nemo.


Em 2018, a autora estreia na literatura jovem com "Mensageira da Sorte", pela editora Plataforma 21. Além das aventuras de "Como eu Realmente", Fernanda Nia ilustra e cria conteúdo para outros livros e materiais do mercado editorial e publicitário.

 

Se você gostou da nossa resenha, não se esqueça de compartilhar com os amigos e leitores que você conhece!

<3 Uma ótima leitura para vocês <3

Marco Túlio G. Evaristo
13 anos. Leitor voraz. Adora literatura, viagens, música e séries. Músico com especialização em Bateria. Nasceu em uma cidade no interior de Minas Gerais, Itabira. Fantasia é o gênero do seu primeiro livro: “Coragem Submersa”. Autor do Sea of Books Channel/Blog. Acredita que quem não gosta de ler ainda não achou o livro certo.
Inscreva-se para receber a NEWSLETTER do
Sea of Books!!

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

eeec5f1bf6d479da62022c5116d1d960.jpg
f4843304894e7ef1ef8eced7b82512bd-BLOG.pn
e64bf4968854844006424616d98243cc-BLOG.pn

Últimas resenhas

Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
bottom of page