RESENHA: Lembra Aquela Vez | Adam Silvera
- Marco Túlio G. Evaristo
- 22 de fev. de 2018
- 4 min de leitura

Título (E.U.A.): More Happy Than Not
Gênero: Young Adult
Editora: Rocco
Selo: Rocco Jovens Leitores
Ano de Publicação (Brasil): 2017
Número de Páginas: 336
Minha Nota: 5/5 <3
ISBN: 9788579802805
Sinopse:
Aaron Solo, um jovem de 16 anos, está crescendo no Bronx dos dias atuais, em Nova York, poucos meses depois de tentar o suicídio e de encontrar seu pai morto com a própria navalha de barbear. Enquanto a mãe confere folhetos do Leteo, um novo e polêmico instituto que realiza cirurgias para apagar memórias dolorosas, Aaron se aproxima de sua devotada namorada, Genevieve, que o apoiou nos momentos difíceis, e da galera do seu bairro, que não teve a mesma atitude.
Então, Aaron conhece Thomas, um garoto do conjunto habitacional vizinho. Os dois se tornam grandes amigos imediatamente, e Aaron se vê compartilhando coisas jamais por ele compartilhadas, nem com Genevieve. Logo fica claro para todos ao seu redor que Aaron está se apaixonado por Thomas, o que é um problema - a relação com Gen, desta vez é séria.
De repente, quando os antigos amigos de Aaron o agridem para ensinar uma lição (para o seu próprio bem, é claro), ele bate com a cabeça e algo estala... e novas memórias começam a emergir. Parece que Aaron já foi submetido ao procedimento do Leteo. Mas para esquecer o que?

Já gostaria de começar a resenha elogiando o autor (Adam Silvera) pela escrita! O livro fluía muito rapidamente devido aos assuntos abordados (que são de meu interesse) e a escrita do autor. Na contra-capa do livro, tem um breve texto do jornal "The New York Times" que diz:
"Mesmo que o objetivo fosse apenas mostrar como é crescer em meio a pobreza urbana, o esforço de Silvera seria suficiente para classificar o livro como leitura obrigatória..."
[Contra-capa]
Eu concordo plenamente com o jornal norte-americano. Esse livro NECESSITA ser lido pela população mundial! É um combo de escrita criativa, com personagens muito bem construídos, um enredo TOTALMENTE interessante e uma visão de quem está passando por certas dificuldades/peculiaridades no momento. Silvera consegue abordar dentro de poucas páginas um assunto atual e discutido no momento de uma forma dinâmica e engraçada.
Eu coloquei MUITOS post-its no livro, pois, apesar da escrita ser dinâmica, a partes e questionários mentais do próprio personagem principal que nos fazem refletir sobre o que estamos fazendo no momento.
"Consigo ver uma ilustração se formando na minha cabeça, sobre como seria se pudéssemos atear fogo à nossa casa: janelas entortadas, paredes ficando côncavas, chamas engolindo tudo o que não queremos, depois todos nós deixando pegadas nas cinzas, enquanto as memórias derretem e se dispersam ao nosso redor. Mas a verdade é que eu nunca desenharia a mim mesmo cercado por fumaça escura, porque não estou pronto para assistir a tudo sendo reduzido a cinzas."
[p. 68]

Um livro bem bonito, simples e que tinha tudo para ser bom. Podemos concluir que o livro cumpriu o seu propósito de entreter, aprender e nos fazer refletir. Entrei nesse livro com grande expectativa e não me decepcionei. Assim que abri o livro e comecei a primeira página escrita, entrei diretamente em um mundo onde poderia compartilhar coisas com os personagens e sentir o que eles sentiam.
Uma escrita realista e emocional. Adam não tem piedade de você e esse livro vai te consumir de maneira sobrenatural.
Estava dentro da PIOR ressaca literária da minha vida e esse livro foi a minha salvação! Não conseguia ler duas páginas e estava enjoado, com a cabeça doendo ou com qualquer outra desculpa que arrumava na hora.
Não aguentava mais essa sensação e falei para mim mesmo: "Se não for com esse livro, não quero nem ver o resultado dessa ressaca". E assim que abri o livro me senti empolgado em relação a história.
As surpresas que esse livro traz são imensamente grandes! Após ver a opinião de algumas pessoas que gostaram do livro e mergulharam de cabeça nele, esperava que fosse apenas mais um livro lido ou mais uma história para resenhar aqui, mas me enganei em relação a isso. Essa obra de arte deve ser admirada!

Não quero estragar a prazerosa leitura que você terá com o livro (claro, se ainda não leu). A grande surpresa do livro esta dividida em partes que vão te surpreender. O entendimento para a história está na parte Zero. Os problemas enfrentados por ele são relatados na parte Três. E o desfecho da história está no fim do livro, onde nos é apresentado o desfecho de cada personagem envolvendo o Aaron.
"Genevieve tem razão: não quero esse tipo de felicidade, mas uma felicidade cega é ainda melhor que uma felicidade inabitável."
[p. 276]
Esse livro traz uma carga emocional muito grande que é descarregada em cima do personagem principal. É muito prazeroso ver a mãe e namorada o ajudando nessa situação que ele passa durante a narrativa. O próprio autor nasceu e cresceu no Bronx, o que dá uma impressão de familiaridade com a escrita e com o desenvolvimento dele em relação ao local.
Eu mal posso esperar para ler os outros livros dele! Adam consegue te fazer chorar, rir e se sentir um ser humano de verdade. Vale a pena conhecer suas obras literárias.

Sobre o Autor:

Adam Silvera nasceu e cresceu no Bronx. Ele era livreiro antes de entrar no ramo editorial infanto-juvenil, e já trabalhou em uma empresa de desenvolvimento literário, um website de escrita criativa para adolescentes e como crítico de romances infanto-juvenis e de jovens adultos. Ele é alto, por nenhum motivo aparente, e mora na cidade de Nova York.
Se você gostou da nossa resenha, não se esqueça de compartilhar com os amigos e leitores que você conhece! Assine a nossa Newsletter que volta com tudo em Março!
<3 Uma ótima leitura para vocês <3

Comments