RESENHA: João e Maria | Neil Gaiman & Lorenzo Mattotti
- Marco Túlio G. Evaristo
- 3 de abr. de 2019
- 2 min de leitura

Título Original: Hansel & Gretel
Tradutor(a): Augusto Calil
Gênero: Conto de Fadas, Mistério
Ano de Publicação: 2015
Número de Páginas: 56
Minha Nota: 4 de 5
Compre: Amazon
Sinopse:
Familiar como um sonho e perturbador como um pesadelo, o conto narra a saga de dois irmãos que, em tempos de crise e falta de esperança, são abandonados pelos próprios pais e precisam enfrentar com coragem os perigos de uma floresta sombria.
Em um texto poético, Gaiman revive a tradição dos contos de fada, dando profundidade à aventura dos irmãos, mas sem abandonar a autenticidade e o talento único de mesclar realismo e fantasia que o transformaram em um dos maiores autores de sua geração. Mattotti, por sua vez, dá um ar inteiramente novo ao clássico. Seus traços criam um jogo de luz e sombra, permitindo que o leitor desvende aos poucos a imagem, assim como os segredos da história de João e Maria.
Bom, essa resenha será bem breve, até porque o livro não é muito grande.

Para começar, eu nunca tinha lido nenhuma história do Neil Gaiman. NENHUMA! E, sinceramente, acho que esse foi um mau começo. O livro é uma adaptação do clássico que nós já ouvimos várias e várias vezes. Não há nada de diferente entre as versões que eu ouvia e a história. Sinceramente, se as ilustrações desse livro não fossem tão boas, eu não veria o porquê da publicação dele.

Esse livro foi bem aquela mistura de macarrão instantâneo (ferva dois copos d’água e coloque – está pronta a sua receita!). Se olharmos o livro por um lado lógico sobre o porquê da publicação, quer dizer que não existe. Se olharmos por um lado comercial e editorial, podemos mudar a nossa visão e, a partir dessa mudança, podemos enxergar uma explicação. O livro me remete uma oportunidade. Talvez o autor (no caso, muito bem visto pela crítica mundial) tenha dado uma oportunidade única para o ilustrador.

Como disse, acho que esse foi um livro ruim para começar a entrar no mundo fantasioso desse autor. A adaptação não apresenta pontos específicos sobre a tão elogiada escrita dele. Eu esperava uma nova versão, outro ponto de vista da história. Ou até mesmo uma reviravolta que mudaria todo o rumo do que nós já conhecemos.
Eu fui com bastante expectativa para o livro e acabei me surpreendendo por não ter nenhuma coisa nova, nenhuma proposta que me empolgaria, entre outras diversas coisas. Mas, para quem nunca leu nada a respeito de João e Maria (o que eu acredito que seja muito difícil de acontecer, afinal é um clássico dos Contos de Fadas) pode ser uma experiência bastante prazerosa.
Sobre o Autor:

Neil Gaiman nasceu no Reino Unido em 1960 e é um autor britânico de romances, quadrinhos e roteiros. Entre suas obras está "Deuses Americanos". Seu grande reconhecimento veio com “Sandman”, obra de arte que lhe rende fãs até hoje.
Mistério, fantasia e humor requintado. Essas são as linhas que se entrelaçam em todas as tramas de Neil Gaiman , hoje conhecido por ser um dos criadores dos quadrinhos modernos.
Se você gostou da nossa resenha, não se esqueça de compartilhar com os amigos e leitores que você conhece!
Kommentarer