top of page

RESENHA: A Melodia Feroz | Victoria Schwab


Título Original: This Savage Song

Tradutor(a): Guilherme Miranda

Gênero: Y.A., Fantasia, Distopia

Editora: Seguinte

Ano de Publicação (BR): 2017

Número de Páginas: 384

Minha Nota: 4.5 de 5

Compre: Saraiva | Amazon

Sinopse:

Kate Harker e August Flynn vivem em lados opostos de uma cidade dividida entre Norte e Sul, onde a violência começou a gerar monstros de verdade. Eles são filhos dos líderes desses territórios inimigos, e seus objetivos não poderiam ser mais diferentes. Kate sonha em ser tão cruel e impiedosa quanto o pai, que deixa os monstros livres e vende proteção aos humanos. August também quer ser como seu pai: um homem bondoso que defende os inocentes. O problema é que ele é um dos monstros, capaz de roubar a alma das vítimas com apenas uma nota musical. Quando Kate volta à cidade depois de um longo período, August recebe a missão de ficar de olho nela, disfarçado de um garoto comum. Não vai ser fácil para ele esconder sua verdadeira identidade, ainda mais quando uma revolução entre os monstros está prestes a eclodir, obrigando os dois a se unirem para conseguir sobreviver.


 

Eu comecei a ler esse livro e parei por algum motivo que, sinceramente, não me lembro. Só sei que assim que comprei esse livro e vi algumas resenhas minhas expectativas dobraram para melhor. Mas eu parei no início do livro e nunca continuei. Até o abençoado dia em que decidi concluir esse livro. E não me arrependo dessa escolha que fiz.


Esse foi o último livro que li em 2019 e, com certeza, fechou o ano com chave de ouro por N motivos (que vocês vão saber agora!).



Esse livro te introduz em um mundo completamente diferente do que estamos acostumados a ler (ou até mesmo viver), o que dá a história mais originalidade. Eu esperava dele uma fantasia bem construída e uma grande potência em mistério e, não deixando de atender a essas expectativas, a história traz consigo muito mais do que isso. A autora tem o poder de abordar várias coisas ao mesmo tempo sem ficar cansativo. Esse é o primeiro volume que leio dela e, com certeza, lerei muitos outros, pois, pelo que me parece, cada um tem um aprendizado e uma carga diferente.


"August assentiu, embora passasse quase todo o seu tempo com medo. Medo do que era, medo do que não era, medo de se revelar, medo de se tornar outra coisa, medo de se tornar nada."


Um assunto que me chamou muito a atenção foi o fato de que todos os personagens tem uma complexidade atrás de si. Muita carga emocional é despejada na história e você fica no chão ao descobrir o por que que aquele determinado personagem fez isso. Esse é um dos poderes que a história traz consigo. As personagens femininas são muito fortes. Elas lutam, combatem, desafiam as pessoas independente de quem seja. Isso é muito visível na história e chama muita a atenção, pois nós não vemos mais de duas mulheres (que tenham um papel fundamental ou contribuem com o desenrolar) na história e também por serem as únicas que fazem isso em uma cidade divida e dentro de uma rebelião que acabou de começar.


A escrita da autora, de certa forma, é muito poética. Enquanto você está lendo, parece que há algo que te empurra a força para dentro da história, mas não de uma forma negativa. Parece que a autora narra um conto de fadas sombrio. E isso me instigou ainda mais.


Esse livro se parece muito com a minha tão amada série Riverdale. Eu acho que isso contribuiu de certa forma com a minha empolgação na história. Os elementos e a mitologia da cidade que são bem diferentes, mas para quem gosta da série, esse livro é uma grande aposta!


"[...] – Por que quer tanto ser humano? Nós somos frágeis. Somos mortais. – Vocês vivem. Não passam todos os dias sem saber por que existem sem se sentirem reais, por que parecem humanos mas não são. Não fazem de tudo para serem boas pessoas para a vida vir e jogar na sua cara que nem pessoas vocês são."


O real motivo para que minha nota final fosse 4.5 de 5 foi que, bem no último capítulo uma surpresa é revelada para os leitores que, apesar de tudo, é muio confusa. Sei que esse livro faz parte de uma duologia, mas nada foi explicado. E isso me agoniza muito. Mas esse ainda não é o motivo principal. Eu fico imaginando aquela cena como se a autora estivesse com preguiça de escrever ou fechasse os olhos e digitasse qualquer coisa no teclado. foi um pouco corrido demais para mim.


Uma coisa que mais me chamou atenção (e é o principal motivo por eu ter gostado desse livro) é o sobrenatural existente. Você pode perceber o quanto a autora sabe trabalhar com esse tipo de abordagem. A violência gera monstros em uma cidade divida prestes a entrar em guerra. Ponto. Você fica com aquela curiosidade sobre como aquilo vai ser abordado e ela não te decepciona!


Resumindo a resenha: esse livro é bem criativo e muito bem construído! Estou encantado com a forma de desenvolvimento e escrita dessa autora. É uma grande aposta.


"Somos os atos mais sombrios transformados em luz"


 

Sobre a autora:


Victoria Schwab é autora de romances jovens adultos e de fantasia, como A Guardiã de histórias e a série Um Tom Mais Escuro de Magia.


Quando não está escrevendo ou sonhando com monstros em algum café, Victoria gosta de viajar, fazer biscoitos e assistir a séries da BBC.







 

Se você gostou da nossa resenha, não se esqueça de compartilhar com os amigos e leitores que você conhece!

<3 Uma ótima leitura para vocês <3

Marco Túlio G. Evaristo
13 anos. Leitor voraz. Adora literatura, viagens, música e séries. Músico com especialização em Bateria. Nasceu em uma cidade no interior de Minas Gerais, Itabira. Fantasia é o gênero do seu primeiro livro: “Coragem Submersa”. Autor do Sea of Books Channel/Blog. Acredita que quem não gosta de ler ainda não achou o livro certo.
Inscreva-se para receber a NEWSLETTER do
Sea of Books!!

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

eeec5f1bf6d479da62022c5116d1d960.jpg
f4843304894e7ef1ef8eced7b82512bd-BLOG.pn
e64bf4968854844006424616d98243cc-BLOG.pn

Últimas resenhas

Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
bottom of page