top of page

RESENHA: A Maldição do Vencedor | Marie Rutkoski


Título Original: The Winner's Curse

Gênero: Ficção, Fantasia

Editora: Plataforma 21

Ano de Publicação (BR): 2016

Número de Páginas: 328

Minha Nota: 4.5 de 5 <3

ISBN-13: 9788576839712

Comprar: Saraiva | Amazon

Sinopse:

Kestrel quer ser dona do próprio destino. Alistar-se no Exército ou casar-se não fazem parte dos seus planos. Contrariando as vontades do pai – o poderoso general de Valória, reconhecido por liderar batalhas e conquistar outros povos –, a jovem insiste em sua rebeldia. Ironicamente, na busca pela própria liberdade, Kestrel acaba comprando um escravo em um leilão. O valor da compra chega a ser escandaloso, e mal sabe ela que esse ato impensado lhe custará muito mais do que moedas valorianas. O mistério em torno do escravo é hipnotizante. Os olhos de Arin escondem segredos profundos que, aos poucos, começam a emergir, mas há sempre algo que impede Kestrel de tocá-los. Dois povos inimigos, a guerra iminente e uma atração proibida... As origens que separam Kestrel de Arin são as mesmas que os obrigarão a lutarem juntos, mas por razões opostas.


 

Eu deveria começar essa resenha dizendo "Nossa, esse livro me surpreendeu muito!). Mas iriei sair dessa linha de conforto e dizer que "Nossa, esse livro foi um TAPA na minha cara!".


Eu queria ler esse livro já fazia um bom tempo, até que, como dizemos, ele ficou esquecido no churrasco. Finalmente eu resolvi lê-lo e aqui estamos! Eu vi várias críticas tanto positivas quanto negativas do livro (e confesso que algumas me surpreenderam - já vou explicar o por que).


"A felicidade depende de ser livre, e a liberdade depende de ter coragem."

[Pág. 177]

Primeiramente, gostaria de destacar a escrita da autora. É uma forma poética e maravilhosa que ela tem de desenvolver as personagens e incluí-las no (maravilhoso e incrível) mundo criado por ela. A leitura, após um tempo, começa a fluir. Vários plot-twists e reviravoltas nos são apresentados e, realmente, eu fiquei com a cara no chão. A autora coloca detalhes nas coisas que serão muito importantes para o desenvolver do livro e confesso que eu deixei passar alguns. O livro começa de uma maneira e termina de outra totalmente diferente (talvez esse seja o motivo de várias pessoas não terem gostado). Quem já leu vai entender o que eu disse, mas se você não leu, sugiro que leia AGORA!


Eu também gostaria de destacar a força que os personagens tem na história. Há livros que o foco principal encontra-se nos conflitos reais, guerras e brigas entre reinos, entre outros. Mas nesse livro acontece coisas diferentes sem deixar de lado tudo isso. A autora nos dá uma proposta totalmente da qual estamos acostumados apresentando muito bem os personagens. Ela faz com que, mesmo que seja uma história de ficção fantástica, os personagens representem pessoas da nossa vida, da vida real. Eu simplesmente achei isso incrível!


"Ele conhecia a lei das coisas: pessoas em lugares muito iluminados não são capazes de ver nas trevas."

[Pág. 53]

Sobre as críticas negativas, alguns alegam que os plots-twists são forçados, a protagonista é um pouco burrinha/mimada demais, os romances do livro são bem chatos de ler, a escrita da autora dava giros e giros e não chegava a lugar nenhum, entre outros. Sinceramente, em alguns aspectos, eu concordo com essas opiniões. A protagonista é sim um pouco burrinha demais, pois as coisas acontecem na frente dela e ela não enxerga (questão que, mais para frente do livro, mudará um pouco). Alguns romances da ficção são sim um pouco forçados demais no começo, mas os personagens vão se desenvolvendo e você começa a gostar deles.


Enfim...

Eu adorei o livro e, como alguns de vocês já devem saber, esse livro está concorrendo ao Books Award 2018 (premiação do blog que acontece em todos os finais de ano a fim de premiar alguns livros em várias categorias - você pode conferir mais na página dedicada a premiação aqui no blog: "BOOKS AWARD"). O livro concorre na categoria de "Melhor Livro de 2018".


 

Maire Rutkoski cresceu Bolingbrook, Illinois (um subúrbio de Chicago), sendo a mais velha de quatro filhos. Possui bacharelado pela University of Iowa e doutorado pela Harvard University. Atualmente vive em Nova York, é professora no Brooklyn College e mora com o marido e dois filhos.


Autora de três livros de destaque: "A Maldição do Vencedor", "O Crime do Vencedor" e "O Beijo do Vencedor".







 

Se você gostou da nossa resenha, não se esqueça de compartilhar com os amigos e leitores que você conhece!

<3 Uma ótima leitura para vocês <3




Marco Túlio G. Evaristo
13 anos. Leitor voraz. Adora literatura, viagens, música e séries. Músico com especialização em Bateria. Nasceu em uma cidade no interior de Minas Gerais, Itabira. Fantasia é o gênero do seu primeiro livro: “Coragem Submersa”. Autor do Sea of Books Channel/Blog. Acredita que quem não gosta de ler ainda não achou o livro certo.
Inscreva-se para receber a NEWSLETTER do
Sea of Books!!

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

eeec5f1bf6d479da62022c5116d1d960.jpg
f4843304894e7ef1ef8eced7b82512bd-BLOG.pn
e64bf4968854844006424616d98243cc-BLOG.pn

Últimas resenhas

Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
bottom of page