top of page

DIÁRIO DE ESCRITA #1: Sobre Bloqueio de Escrita

Hoje eu estou aqui para falar sobre um caso assombroso que perturba qualquer pessoa que escreva: BLOQUEIO DE ESCRITA!


Essa coisa que vem me tirando do sério sempre foi um pouco esquisita para mim. Eu sempre me pergunto "Sério?! Isso existe mesmo?! Não é só... escrever?!". E, nesses dias, eu procurei uma conclusão sobre essas perguntas.

a) Sim! É bem sério!

b) Lamento, mas existe (e não acontece somente com você)!

c) Não! É muito mais do que isso!


“Palavras formam frases, frases formam parágrafos e, às vezes, parágrafos acordam e começam a respirar.”

– Sobre a Escrita, Stephen King


Escrever sempre foi para mim um gancho de fugir da realidade. Acho que para a maioria das pessoas também. Mas, quando as coisas em minha vida começavam a andar sem rumo, eu escrevia. Isso tornou a escrita para mim uma válvula de escape, uma porta pela qual, caso eu passasse, eu poderia dar o rumo que eu quisesse a quem eu quiser!


Foi então que escrevi meu primeiro livro.


Eu tinha apenas 12 anos quanto isso aconteceu, e me orgulho disso. Nasci em uma cidade que é rodeada e movida cultural e economicamente pela escrita e pela poesia. Escrever nunca esteve em meu cotidiano, até eu ver as pessoas sendo aplaudidas e contempladas por ficções. Então eu disse, "Eu quero isso para mim!".


Hoje eu posso perceber que eu sou muito mais maduro em relação a tudo o que eu faço e percebo também que, daqui a anos, eu serei MUITO mais maduro do que sou hoje. Isso se chama evolução. E eu quero deixar isso registrado!


Registrar a evolução é coisa para poucos. Mas como se pode registrar algo sem ter os dados necessários? Eu escrevo e trabalho em uma nova ficção. Quero dar continuidade a história que sempre estará em aberto para mim. Mas, ultimamente, está difícil fazer isso.


“Somos parte de tudo o que existe no mundo. Quando compreendemos esse fato, veremos que não estamos escrevendo, e sim deixando que todas as coisas escrevam através de nós"

Várias pessoas me perguntam "Como é criar o que você quer? Como é dar um determinado destino para quem você quiser? Como é ser um Deus dos seus personagens?". A questão não é essa. Não é sobre ser um Deus para seus personagens! Você apenas sabe que é difícil. Se você escreve, saiba que é impossível agradar a todos e que (claro) você não é o Deus de seus personagens.


Durante um tempo, eu venho tentando encontrar uma saída para o bloqueio de escrita. Venho tentando acompanhar projetos e participar de workshops online de escrita criativa. E isso me ajudou bastante. Mas, apesar disso, eu não tenho uma meta de escrita. Nunca tenha. A meta sempre te deixará preso em uma jaula sem criatividade. Você nunca vai ser você com uma meta de "palavras-por-dia". Apenas deixe fluir da sua maneira.



Sabendo disso, agora depende de mim escrever e terminar logo essa história, pois até eu estou ansioso!

 

Espero que vocês tenham gostado desse desabafo!

Tenha uma ótima leitura!

Marco Túlio G. Evaristo
13 anos. Leitor voraz. Adora literatura, viagens, música e séries. Músico com especialização em Bateria. Nasceu em uma cidade no interior de Minas Gerais, Itabira. Fantasia é o gênero do seu primeiro livro: “Coragem Submersa”. Autor do Sea of Books Channel/Blog. Acredita que quem não gosta de ler ainda não achou o livro certo.
Inscreva-se para receber a NEWSLETTER do
Sea of Books!!

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

eeec5f1bf6d479da62022c5116d1d960.jpg
f4843304894e7ef1ef8eced7b82512bd-BLOG.pn
e64bf4968854844006424616d98243cc-BLOG.pn

Últimas resenhas

Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
bottom of page