top of page

RESENHA: Você Nasceu Para Isso | Michelle Sacks


Título Original: You Were Made For This

Tradutor(a): Carolina Selvatici

Gênero: Romance,

Editora: Intrínseca

Ano de Publicação: 2019

Número de Páginas: 272

Minha Nota: 4 de 5

Compre: Saraiva | Amazon

Sinopse:

Sam Hurley, professor, e sua esposa Merry, cenógrafa, trocam os confortos de Nova York por um estilo de vida completamente diferente em uma casinha isolada na Suécia. Apesar do quadro idílico que o casal com um bebê recém-nascido em paisagens de contos de fada representa, problemas com raízes muito profundas ameaçam o relacionamento. Sam, que nunca contou à esposa que na verdade foi demitido da universidade, também mente sobre seu dia a dia na nova cidade. Merry, por sua vez, sempre escuta do marido que nasceu para ser dona de casa, mas não sabe o que fazer com o ódio que alimenta por todas as tarefas cotidianas: a jardinagem sem-fim, a arrumação da casa, o preparo de refeições para a família e os cuidados com um bebê que por ora só parece dar trabalho.

O instável equilíbrio da família se perde por completo com a visita da melhor amiga de Merry, a glamourosa Frank. Ela conhece Merry muito bem, conhece sua história, e agora, com a proximidade, é capaz de ver quem Sam realmente é. Mas Frank tem os próprios segredos, e, à medida que sua narrativa se junta à história do casal, fica claro que ela sofre pelos próprios pecados e talvez não seja capaz – ou não queira – salvar ninguém.

 

Esse foi um livro diferente. Eu não sei como explicar, mas ele mostra uma realidade totalmente contrária a que conhecemos das famílias do séc. XXI. Foi uma experiencia muito boa conhecer alguns problemas de outras pessoas e não me sentir sozinho. Esse livro defende que os problemas são reais e TODOS nós estamos condenados a passar por eles.


Eu estava muito ansioso para começar a lê-lo, principalmente, por causa da sinopse que me intrigou bastante. Toda vez que eu via a capa desse livro eu sentia que ele teria uma vibe muito diferente da que eu estava costumado. Não sei se já disse isso aqui no blog, mas eu estou tentando ler livros com temáticas e gêneros diferentes. Experimentar coisas novas. Nesse ponto, o livro não me decepcionou. Tudo foi muito bem planejado, um final que, embora tenha seus problemas, me agradou bastante. Mas o que me fez ficar entusiasmado era que ele se encaixaria muito bem nessa minha meta atual. Esse livro é muito diferente do que tudo que eu já li. Ele não é genérico ou tem uma fórmula que nos é apresentada em alguns livros. Ele é muito original em seus acontecimentos. Mas, ao mesmo tempo que ele tem esta característica, ele representa muitas pessoas que vivem com seus problemas, em tese, pessoais ou familiares.

Os personagens são muito bem construídos e desenvolvidos. Os capítulos são intercalados entre os pontos de vista de cada um, o que nos possibilita enxergar diferentes visões sobre o mesmo assunto em um único livro. Eu já li livros um pouco parecidos, mas nenhum apresentou um ligação tão forte entre os personagens como esse. Eu me identifiquei com todos, pois eles tem o seu momento de sanidade e de estresse. Isso define o livro como bem desenvolvido, no quesito trama, e diferencia-o dos demais. O fato de ele ter dois momentos para cada personagem faz com que ele seja considerado um Thriller Psicológico. Haviam momentos em que eu ficava com dó e pena do bebê da família. Sério! Quem leu irá me entender!

Contudo, o livro tem seus problemas. A escrita da autora fez com que eu me atrasasse na leitura, e muito! Eu quase fiquei com uma mini-ressaca-literária por causa disso. Levei uma semana para me "recuperar", pois isso já estava me estressando. O livro também tem um hiato dentro de seu decorrer. As coisas demoram a acontecer e, quando estão próximas de acontecer, o livro decai novamente para um vácuo que parece que não terá fim. eu me assustei um pouco, pois o livro já estava acabando e não haviam um clímax que estivesse me prendendo. Sobraram poucas páginas para a autora explicar tudo o que aconteceu e como a história chegou até ali. Embora a autora tenha colocado uma solução para os problemas que me agradou, isso fez com que a nota do livro, até mesmo em redes sociais como o Skoob, caísse.


Enfim... Eu gostei bastante do livro e espero ler mais livros com essa temática de Thriller psicológico que me prende até o final.

 

Sobre a autora:


Michelle Sacks nasceu na África do Sul e mora na Suíça. Mestre em literatura e cinema, foi indicada ao prêmio da Commonwealth para contos em 2014 e duas vezes ao South African PEN Literary Award. Você Nasceu Para Isso é seu romance de estreia.



 

Se você gostou da nossa resenha, não se esqueça de compartilhar com os amigos e leitores que você conhece!

<3 Uma ótima leitura para vocês <3



Marco Túlio G. Evaristo
13 anos. Leitor voraz. Adora literatura, viagens, música e séries. Músico com especialização em Bateria. Nasceu em uma cidade no interior de Minas Gerais, Itabira. Fantasia é o gênero do seu primeiro livro: “Coragem Submersa”. Autor do Sea of Books Channel/Blog. Acredita que quem não gosta de ler ainda não achou o livro certo.
Inscreva-se para receber a NEWSLETTER do
Sea of Books!!

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

eeec5f1bf6d479da62022c5116d1d960.jpg
f4843304894e7ef1ef8eced7b82512bd-BLOG.pn
e64bf4968854844006424616d98243cc-BLOG.pn

Últimas resenhas

Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
bottom of page