top of page

RESENHA: Céu Sem Estrelas | Iris Figueiredo


Gênero: Y.A., Romance

Editora: Seguinte

Ano de Publicação (BR): 2018

Número de Páginas: 360

Minha Nota: 5 de 5 <3

Compre: Saraiva | Amazon

Sinopse:

Cecília acabou de completar dezoito anos, mas sua vida está longe de entrar nos trilhos. Depois de perder seu primeiro emprego e de ter uma briga terrível com a mãe, a garota decide passar uns tempos na casa da melhor amiga, Iasmin. Lá, se aproxima de Bernardo, o irmão mais velho de Iasmin, e logo os dois começam um relacionamento. Apesar de estar encantado por Cecília, Bernardo esconde seus próprios traumas e ressentimentos, e terá de descobrir se finalmente está pronto para se comprometer. Cecília, por sua vez, precisará lidar com uma série de inseguranças em relação ao corpo — e com a instabilidade de sua própria mente.


 

Eu sinceramente acho que esse é o melhor livro que li ao longo desse ano. A autora sabe como tocar em nossa ferida de modo paralisante. As vezes eu fechava o livro e refletia, o que fazia meus pensamentos se encaixarem de alguma forma. Refletir. Agradecer. Acho que essas são as duas palavras que mais me tocaram nessa história.


"As vezes temia ficar presa nos meus sonhos ruins para sempre"

[Pág. 167]


"Eu tinha certeza de que princesa não escondiam cicatrizes"

[Pág. 232]

Para começar de vez essa resenha, gostaria de dizer que esse é um livro muito poderoso misturado com uma dose de realidade. É a combinação perfeita para você que gosta de um jovem-adulto com vários dilemas e que aborda quase todos os assuntos muito discutidos nesses últimos anos.

A Iris (autora do livro) me cativou com sua escrita na primeira página, pois, desde lá, eu já vi que ela tem potencial e que ela retrata muito bem a cabeça de uma pessoa sã do século 21. Como dizem, "só os loucos sabem". Durante o livro, nós vamos percebendo o amadurecimento dessa forma de escrita. O parecimento de cenas que podem te deixar bem mal-de-cabeça é muito constante, e isso nos dá uma ponta para o próximo assunto.

"E eu não sabia o que era pior: sentir tudo de uma vez ou nada"

[Pag. 203]


O livro aborda quase todos os temas discutidos atualmente e, por isso, ele tem uma carga emocional e política muito grandiosa. Essa história é uma verdadeira potência. Em minha opinião, o grande destaque do livro é o fato de a protagonista ter seu corpo acima do peso. Se olhado dessa forma, você provavelmente falaria "mas vários outros livros tem personagens assim!", mas o verdadeiro destaque são as cenas que ocorrem durante o livro que, acredito, estão no cotidiano de pessoas acima do peso. Por exemplo, como você reagiria se uma vendedora de uma loja te dissesse "Nós não trabalhamos com o seu tamanho aqui!"? Essa e várias outras cenas ensinam as pessoas o que é ser julgado de verdade pelo seu exterior, coisa muito real e presente na vida de várias pessoas.


Os personagens desse livro também apresentam grande evolução durante o enredo. Nós também temos personagens de vários tipos: negros, deficientes, populares, enfim. Todos vivendo em um mesmo ambiente criado pela autora. Ela consegue nos mostrar essa convivência em perfeita harmonia, o que, em meu ver, seria uma crítica a falta de convivência de vários povos e pessoas diferentes sem o preconceito.


Esses personagens sempre estarão comigo, pois cada um me ensinou algo diferente e eu acho que essa seja a principal função de cada um na história.




"Odiava ser encontrada daquele jeito. Passava a maior parte do tempo escondendo meus sentimentos, medos e inseguranças. [...] Tinha perdido mais uma vez a batalha que sempre travava contra minha cabeça e minhas ideias loucas."

[Pág. 44]


Aproveitando o gancho dos personagens, eu acho que o principal desafio da autora nesse livro foi, além de abordar todos esse problemas de uma maneira não cansativa, escrever os capítulos intercalados por uma visão masculina. Na maioria das vezes, os garotos tem outra visão de mundo e problemas do que as garotas, o que complicaria mais a escrita. Mas, no final de tudo, Iris se saiu muito bem.


Dois dos "problemas" que acho que merecem destaque aqui na resenha são: depressão e conflitos familiares. A começar pela depressão. Todos nós sabemos que a vida de uma pessoa com depressão não é fácil. Todos os dias você tem que segurar a barra de um monte de coisa que cai sobre você. Isso fica muito visível em cenas extremamente chocantes. Duas delas me chamaram muita atenção, mas eu NÃO DAREI SPOILER (e, provavelmente, quem leu o livro sabe quais são essas cenas).

O outro assunto que é muito bem abordado são esses conflitos familiares. Cecília (a personagem principal) já não está bem com tudo que está acontecendo e a situação das coisas vai de mal a pior. E é em meio a esse cenário que tudo começa a acontecer. A autora teve muito jogo de cintura em desenvolver esses "problemas", pois não é fácil entender a mente de um jovem e muito menos de uma que sofre com brigas e intrigas dentro de casa.


"Ninguém consegue carregar o mundo nas costas"

[Pág.281]

Para finalizar esse post, gostaria de dizer que eu adorei o livro. Se você tiver oportunidade de lê-lo, LEIA! Vale muito a pena. A autora está de parabéns pela sua escrita e desenvolvimento. São muitos ensinamentos que o livro passa que, com certeza vou guardar por toda a minha vida.


"Às vezes achava que Deus só podia estar rindo da minha cara no céu"

[Pág. 202]

 

Sobre a autora:

Iris figueiredo nasceu em 1992, na região metropolitana do rio de Janeiro. É formada em produção editorial pela UFRJ e pós-graduada em transmídia.


Já atuou em diversas áreas do mercado editorial e manteve por muitos anos o blog Literalmente Falando. É autora da duologia Confissões Online.





 

Se você gostou da nossa resenha, não se esqueça de compartilhar com os amigos e leitores que você conhece!

<3 Uma ótima leitura para vocês <3

Marco Túlio G. Evaristo
​
13 anos. Leitor voraz. Adora literatura, viagens, música e séries. Músico com especialização em Bateria. Nasceu em uma cidade no interior de Minas Gerais, Itabira. Fantasia é o gênero do seu primeiro livro: “Coragem Submersa”. Autor do Sea of Books Channel/Blog. Acredita que quem não gosta de ler ainda não achou o livro certo.
Inscreva-se para receber a NEWSLETTER do
Sea of Books!!

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

eeec5f1bf6d479da62022c5116d1d960.jpg
f4843304894e7ef1ef8eced7b82512bd-BLOG.pn
e64bf4968854844006424616d98243cc-BLOG.pn

Últimas resenhas

Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
bottom of page