RESENHA: O Ódio que Você Semeia
- Marco Túlio G. Evaristo
- 14 de out. de 2017
- 3 min de leitura
FICHA:

Editora: Galera Record
Ano de Publicação (Brasil): 2017
Número de Páginas: 378
Sinopse: Starr aprendeu com os pais, ainda muito nova, como uma pessoa negra deve se comportar na frente de um policial. Quando ela e seu amigo, Khalil, são parados por uma viatura, tudo o que Starr espera é que Khalil também conheça essas regras. Um movimento errado, uma suposição e os tiros disparam. De repente o amigo de infância da garota está no chão, coberto de sangue. Morto.Em luto, indignada com a injustiça tão explícita que presenciou e vivendo em duas realidades tão distintas (durante o dia, estuda numa escola cara, com colegas brancos e muito ricos - no fim da aula, volta para seu bairro, periférico e negro, um gueto dominado pelas gangues e oprimido pela polícia), Starr precisa descobrir a sua voz. Precisa decidir o que fazer com o triste poder que recebeu ao ser a única testemunha de um crime que pode ter um desfecho tão injusto como seu início.Acima de tudo Starr precisa fazer a coisa certa.
Esse livro, além de ser um Y.A. que eu gostei muito, ganhou o nosso prêmio de "Melhor Livro do Ano". Também, não é para menos. Esse livro, além de ser maravilhoso, retrata muito bem a vida de um adolescente negro no "Gueto" (como é chamado pela personagem principal) e sua vivência em uma escola para brancos. O poder da personagem principal é revelado imediatamente para todos os leitores! Star passa por várias dificuldades, principalmente após a morte de seu melhor amigo Khalil.
Ela já tinha visto outra pessoa morrer na sua frente e isso á deixou muito abalada. Angie Thomas sabe muito bem descrever os pensamentos complicados de um adolescente em meio a multidão de pessoas racistas e preconceituosas.

Nesse livro é também muito bem retratado a união entre a família. Nós vemos toda essa complicação nos pensamentos de Starr, mas a família dela nunca a deixou de lado. Ela tem vários irmãos que são muito brincalhões e divertidos. Ri muito com eles. Starr tem um tio policial que se vê indeciso, pois precisa ficar ao lado da sobrinha, mas o policiamento não quer deixar.
Starr estuda em uma escola na cidade grande com vários alunos brancos que, após o acidente, ficam "pegando no pé dela". Starr também tem amigas brancas que estudam na escola junto a ela e um clima tenso e complicado vai surgindo aos poucos e entrelaçando a amizade.
Starr sê rodeada de problemas em meio a tiros e protestos contra a morte de Khalil. Algumas pessoas do gueto a apoiam, mas outras...


Adorei a forma como a Angie Thomas abordou o livro e como ela não tem piedade com o leitor. É bomba atrás de bomba e eu adorei esse estilo de escrita.
O livro ganhou vários prêmios incluindo o prêmio do GoodReads "BEST YOUNG ADULT FICTION". Agora, o livro teve seus direitos vendidos a "20h Century Fox".
O elenco do filme ainda está sendo decidido, mas já temos alguns atores confirmados que irão fazer parte do filme, como a Amandla Stenberg (Rue em "Jogos Vorazes" e Maddy em "Tudo e Todas as Coisas").
O filme não tem previsão de estreia, mas aguardamos ansiosamente!
Ter coragem não quer dizer que você não esteja com medo. (…) Quer dizer que você segue em frente apesar de estar com medo.

Gostou da Resenha? Então já se inscreva na NEWSLETTER e no CANAL para não perder nenhuma novidade!
Comments